Seguidores

Arquivo do blog

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

FOLIA DE REIS

No próximo sábado, dia 09 de Janeiro, ás 20:30h receberei em minha casa pela terceira vez a Companhia São Lucas de Folia de Reis. A tradição foi resgatada em minha cidade, em 2004, quando uma familia mineira do bairro do JD. Anaveck, solicitou á comunidade Católica de São Lucas que o terço fosse rezado no dia de Reis, 06 de Janeiro. Aí músicas tipicas da manifestação folclórica e religiosa, foi incorporada e no ano seguinte, varias casas foram visitas pelo grupo.
São aproximadamente 40 pessoas, entre homens e mulheres, onde as ultimas são novidades na folia, aja vista que históricamente ela é formada apenas pelo sexo masculino. Vestidos de branco e com um lenço vermelho em volta do pescoço, a folia, resgata a saga dos três reis magos, que avisados pela estrela dos céus do nascimento de Jesus, buscam chegar até a manjedoura, de belém onde o salvador nasceu. A folia conta, através das músicas e rituais, a trajetória dos monarcas, que são perseguidos pelo exército de Herodes, que quer descobrir o esconderijo de Jesus. Na tradição o palhaço é utilizado, como a figura do mal, ou na CIA São Lucas, como o povo de Deus, que atrapalha e desvia á atenção dos soldados para que os Reis cumpram seu destino.
A folia é uma tradição Portuguesa, que ganhou força no Brasil, no século XIX. Conduzidos por uma bandeira, atrás dela vai os foliões, que em Limeira seguem o costume mineiro, onde a viola e o violão, são predominante na instrumentação. A melodia é de moda de viola. O ritmo varia de acordo com a região do País. No nordeste por exemplo o baião faz a festa, com acordeons, alfaias e triangulo ditando o ritmo.
Então convido a todas e a todos para apreciarem uma das festas mais lindas de nossa cultura popular.
FOLIA DE REIS
Quando: Sábado, dia 09 de Janeiro
A que horas: 20:30h
Onde: Rua Professor Laucidio Mattos Garroux, 267, JD. Vista Alegre, Limeira.
Quem: Companhia São Lucas de Folia de Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário