Seguidores

Arquivo do blog

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

DICAS DE LEITURA

Livros para as férias (e para depois das férias)
As férias estão chegando. E, como sempre, eu digo que vou colocar a leitura em dia. Na verdade é força de expressão, pois "em dia", mesmo, a leitura talvez fique quando eu me aposentar. Um livro ou outro sempre dá pra ler, mas menos do que eu gostaria. Se for por um bom motivo, até se entende.
Tem gente que acha que eu leio muito em inglês e pouco em português. Não nego que gosto de praticar o idioma. Você já deve ter ouvido aos montes comentários do tipo: "Fiz curso de inglês, mas não lembro quase nada." Pois a leitura é uma boa forma de manter o nível de fluência para quem não tem chance de praticar conversação, por exemplo. Eu tenho por norma nunca ler uma tradução se o original é em inglês. Mas tem outro detalhe. Os livros sobre meus assuntos preferidos são quase todos nesse idioma. Até saem biografias de meus ídolos da música no Brasil. No final do ano passado, por exemplo, li "Minha Fama de Mau", de Erasmo Carlos, e "Nem Vem Que Não Tem, a Vida e o Veneno de Wilson Simonal", de Ricardo Alexandre. E uma de minhas leituras de férias deverá ser "Dez! Nota Dez! Eu Sou Carlos Imperial", de Denilson Monteiro. Tem também o "Pra Ser Sincero: 123 Variações Sobre um Mesmo Tema", de Humberto Gessinger, sobre os Engenheiros do Hawaii. A minha lista de livros "já comprados mas ainda não lidos" inclui vários outros títulos em português: "Carmen" (sobre Carmen Miranda) de Ruy Castro, "Corações Sujos" de Fernando Moraes, "Do Golpe ao Planalto: Uma Vida de Repórter" de Ricardo Koscho, "João Saldanha – Uma Vida em Jogo" de André Iki Siqueira, "A Canção do Mago – A Trajetória Musical de Paulo Coelho", de Hérica Marmo, "Sob a Luz das Estrelas – Somos uma Soma de Pessoas", de José Messias, "Ouvindo Estrelas" de Marco Mazzola, "A Balada do Louco" de Mario Pacheco (sobre Arnaldo Baptista, dos Mutantes), "Eles e Eu: Memórias" de Ronaldo Bôscoli, "Histórias Dentro da História" e "Lágrimas na Chuva" de Sérgio Faraco e muitos, muitos, muitos outros mesmo. Nem citei os títulos sobre o rádio gaúcho que comprei na penúltima Feira do Livro (ou teria sido na antepenúltima?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário