Seguidores

Arquivo do blog

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ENTENDA O CASO CESARE BATISTTI

Nota de Apoio ao Ministro Tarso Genro 01/02/2009 (enviada a todos os deputados federais, pela página institucional da Câmara dos Deputados, “Participação Popular”, sob protocolo n. E453100560533)
As pessoas e instituições que assinam essa nota consideram acertada a decisão do governo brasileiro de conceder asilo político a CESARE BATTISTI, eis que tal entendimento se apresenta como – coerente com a tradição do Estado brasileiro no trato de situações análogas; – adequado, segundo os cânones do direito internacional; e – aconselhável do ponto de vista humanitário, uma vez que existe consenso no sentido de remanescerem fundadas dúvidas quanto à autoria dos crimes imputados a Battisti, condenado à revelia com base em depoimentos contraditórios.
Do mesmo modo, e com fundamentos similares, a França vem de conceder asilo político a Marina PETRELLA, também condenada à prisão por atos supostamente cometidos naquele conturbado contexto da história italiana.
Contudo, à diferença do que temos visto ocorrer no Brasil, apesar do protesto protocolar do governo italiano, a imprensa francesa compreendeu as razões do governo Sarkozi, ao conceder o asilo.
Na França, portanto, a decisão não foi ideologizada, mas encarada como uma entre as muitas ações de proteção internacional da dignidade por razões humanitárias.
Sendo assim, os signatários se somam ao movimento internacional de solidariedade ao Ministro Tarso Genro, jurista de capacidade reconhecida, em face dos ataques que vem sofrendo de setores sociais instrumentalizados por interesses que buscam, equivocadamente no caso, vislumbrar no episódio inexistente complacência do governo brasileiro para com o terrorismo. Ideológica, no episódio, é a crítica ao posicionamento democrático do Ministro.
Leia aqui quem assinou o Manifesto: http://leituraglobal.com/597/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário