Rio Claro vai realizar pré-conferências setoriais de cultura
Uma série de pré-conferências setoriais será programada em Rio Claro para os próximos meses, como preparação a uma grande conferência de cultura no município. A primeira pré-conferência, realizada sexta-feira (28) no Centro Cultural, marcou as linhas gerais das discussões que devem acontecer até a criação do Conselho Municipal de Política Cultural, um dos principais objetivos da Conferência Geral de Cultura.
O Ministério da Cultura foi representado pelo rio-clarense Frederico Roth e Henry Durante, ambos assessores do Minc em São Paulo. Eles fizeram uma apresentação sobre o Sistema Nacional de Cultura e destacaram o fato de Rio Claro se organizar para implantar novas políticas culturais.
“A boa presença da comunidade, o fato de várias áreas do ambiente cultural rio-clarense estar representadas e a qualidade e intensidade dos debates mostraram que é necessário não apenas prosseguir com conferências preparatórias, mas também fazer discussões específicas de cada segmento, já que o setor cultural é bastante amplo”, explica o diretor da Secretaria Municipal de Cultura, Luís Carlos Rezende, que coordenou a mesa de trabalhos na sexta-feira.
Por esse motivo, serão realizadas pré-conferências setoriais voltadas para o teatro, audiovisual, música e artes plásticas entre outras. “Essa foi uma das diretrizes retiradas da primeira pré-conferência, que reuniu mais de uma centena de pessoas”, prossegue Rezende sobre o evento, que contou com a presença do prefeito Du Altimari, do Secretário Municipal da Cultura, Ney Fina, da vereadora Raquel Picelli, da secretária de governo e vice-prefeita Olga Salomão, e Abílio de Souza Guerra, diretor administrativo da Câmara de Vereadores.
O cronograma de encontros preparatórios está sendo organizado pela Secretaria da Cultura e será divulgado nas próximas semanas, considerando sugestão apresentada por representantes da sociedade civil presentes à pré-conferência. A administração municipal também estuda a formação de uma comissão organizadora dos trabalhos, com representantes do Poder Público e sociedade civil.
Ney Fina salienta a importância da participação ativa da comunidade nesse processo. “Artistas, público, organizadores e produtores, patrocinadores e apoiadores, poder público e todos os envolvidos direta e indiretamente no cenário cultural do município têm muito a colaborar levando idéias e ajudando a constituir um conselho local de política cultural representativo de toda a sociedade rio-clarense”, observa.
Fina destaca que a realização das pré-conferências e conferência municipal de cultura está alinhada ao fortalecimento da democracia participativa que vem sendo estimulado nos últimos dois anos com a realização de várias conferências dos mais diversos setores, e com os trabalhos do orçamento participativo.Vivian Guilherme
Grupo Auê - sec. música
Festival Rock Feminino
JOG Music - assessoria de comunicação
(19) 9131-1489
__._,_.___
Eu li!
Há uma semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário