26º. BATEPAPO CULTURAL
Tempos do Golpe Militar em Rio Claro: o papel do judiciário
Com Dr. Ranulfo de Melo Freire
– Dia 10 de Fevereiro de 2011, quinta-feira, pontualmente às 20h, no Arquivo Público e Histórico –
Com a célebre frase “Perder o idealismo com a idade é falta de caráter”, o 26º. Batepapo Cultural recebe o Dr. Ranulfo de Melo Freire. Esse encontro integra o estudo sobre os tempos do Golpe Militar em Rio Claro, que reúne uma série de atividades que visam levantar o que aconteceu na cidade por ocasião deste Golpe. O convidado exerceu a função de juiz de direito da comarca de Rio Claro, não deixando de posicionar-se como cidadão, integrando-se ao que acontecia na cidade, protegendo seus munícipes e atuando como uma espécie de confessor dos seguimentos contrários ao golpe, enquanto dialogava com os setores que o defendiam. Para quem viveu esse período em Rio Claro, há boas e significativas lembranças daquele homem tranqüilo, simples, que sempre privilegiou uma boa conversa. Mineiro, Dr. Ranulfo nunca se omitiu diante das injustiças e de sua postura de homem de esquerda a favor das liberdades e da democracia.
Sobre o convidado: Dr. Ranulfo de Melo Freire foi juiz de direito em Rio Claro durante o regime militar. Aposentou-se como desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e foi Membro fundador e do Conselho Consultivo do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Destacou-se na magistratura pela sua postura transparente, simples e por suas sentenças recheadas de literatura e respeito ao réu. No endereço http://www.migalhas.com.br/mostra_noticia.aspx?cod=20470, há uma bela crônica do amigo Adauto Suannes, publicada em "Menas verdades (causos forenses ou quase)". É autor de muitos artigos que são amplamente citados em estudos acadêmicos de diversas áreas do conhecimento.
Sobre o Batepapo Cultural: O Batepapo Cultural é um evento mensal organizado pela parceria entre a Prefeitura Municipal e a UNESP, com organização do Arquivo Público e da Secretaria de Cultura, que promove em Rio Claro o encontro entre pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e a comunidade, sempre com a preocupação de apresentar um outro olhar para a realidade, com novos desafios a serem aprendidos. A proposta é possibilitar, por meio desses espaços de diálogo, a identificação e compreensão de diferentes temas que estão sendo estudados, pesquisados e debatidos, e permitir que esse contato nos provoque a construir uma história diferente, onde aprendamos a nos posicionar como agentes do nosso dia-a-dia.
O 26º. Batepapo Cultural será no dia 10 de Fevereiro de 2011, quinta-feira, pontualmente às 20h, no Arquivo Público e Histórico (Rua 6, nº3265- NAM) e a mediação será feita pelo Prof. Romualdo Dias da UNESP - Rio Claro. Será fornecido certificado. São bem-vindas as doações de livros, gibis, revistas para os projetos sociais.-- Carol RiosMestra em Geografia - UNESPAnalista Cultural do Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro(19) 3522-1938http://br.mc1136.mail.yahoo.com/mc/compose?to=carol.rios@gmail.com
Eu li!
Há uma semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário