Artista limeirense tenta vaga no 62º. Salão de Abril em Fortaleza-CE
O artista plástico limeirense Gilio Mialichi enviou o trabalho “In Memoriam” para concorrer a uma das 30 vagas disponíveis ao renomado e um dos mais importantes salões de arte do Brasil, Salão de Abril, realizado pelo município de Fortaleza-CE por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura, Esporte e Turismo da cidade. Caso seja selecionado, Mialichi receberá o pró labore de R$2.500,00 e ainda concorrerá a duas bolsas residência no valor de R$12.000,00 que poderão ser desenvolvidas no Brasil ou exterior.
“In Memoriam” é um trabalho que se apresenta por meio de uma instalação de parede com 14 unidades (desenho-objetos) dispostas no espaço (fixadas na parede) que serão pendurados com distâncias e proximidades planejadas e distintas entre si. Os elementos possuem dimensões que variam de 11 cm x 17 cm x 2 cm (menor) até 18 cm x 23 cm x 2,5 cm (maior) e contém desenhos e aguadas em violeta de estêncil e álcool sobre azulejos brancos originados por meio da monotipia. A proposta baseou-se nos retratos impressos em porcelana emoldurados em bronze encontrados na identificação das sepulturas funerárias e lápides mortuárias.
Esse projeto foi a forma encontrada para apresentar a continuidade de uma poética que já acontece e que agora se mostra desdobrada, buscando na memória o universo da maternidade e reafirmando essa ideia pelo significado dos desenhos, das cores e da forma ovóide das molduras.
Mialichi participou do evento em 2010 e viajou para Fortaleza para vivenciar o Salão de perto, conhecer os artistas e trocar experiências.
“O Salão tem 62 anos de vida porque leva muito a sério as ações artísticas e culturais que desenvolvem, são profissionais sérios e de alta qualidade e sabem muito sobre o que estão fazendo. Sempre apresentam propostas que cabem dentro da época em que vivemos onde a contemporaneidade é o ponto de partida para todas as tomadas de decisões”, disse Mialichi.
Para este ano, o Salão continua sendo monotemático, mas diferente de 2010, passa a apresentar o tema “Subjetividade das formas do Eu”.
O Salão de Abril, que está previsto para acontecer de 15 de abril a 31 de maio de 2011, tem abrangência nacional e trata de questionamentos do lugar aberto e instigador do fazer artístico. Além do espaço expositivo de galerias, ruas e praças da cidade, também pretende levar obras até o presídio da cidade, criando uma malha urbana, mapeando a cidade e ocupando espaços herméticos.
Mais informações no site: http://www.salaodeabrilfortaleza.com.br/
Contato com o artista
Gilio Mialichi
(19) 9754-5085
(19) 3452-8873
gmialichi@hotmail.com
gmialichi@yahoo.com.br
Eu li!
Há uma semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário