Seguidores

Arquivo do blog

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

COPIANDO E REPASSANDO

"Esta secção, tem como objetivo socializar através da leitura dos posts uma obra literária de vulto. Todo dia será postado um texto do livro a ser abordado. Quem tiver sugestões e queira colaborar, envie nome das obras ou as mesmas para este exercício de compartilhar arquivos e conhecidos. Endereço Eletrônico: revupoeta@yahoo.com.br ou revupoeta@gmail.com “.
A OBRA
Vamos iniciar com a coletânea Mulheres, que reuni textos do escritor Uruguaio Eduardo Galeano. A obra compõe escritos de vários livros do autor, como a trilogia Memória do Fogo, O livro dos Abraços, Vagamundo, Palavras Andantes, Dias e Noites de Amor e Guerra, entre outros. Galeano autor do best seller As veias abertas da América Latina, faz uma homenagem carinhosa a mulheres ilustres e anônimas que ajudaram a construir a História das Américas.
O TEXTO
CRÔNICA DA CIDADE DE BOGOTÁ
Quando as cortinas baixavam a cada fim de noite, Patricia Ariza, marcada para morrer, fechava os olhos. Em silêncio agradecia os aplausos do público e também agradecia outro dia de vida roubado da morte.
Patricia estava na lista dos condenados, por pensar á esquerda e viver de frente; e as sentenças estavam sendo executadas, implacavelmente, uma após a outra.
Até sem casa ela ficou. Uma bomba podia acabar com o edifício: os vizinhos, respeitadores da lei do silêncio, exigiram que ela se mudasse.
Patricia andava com um colete á prova de balas pelas ruas de Bogotá. Não tinha outro jeito; mas era um colete triste e feio. Um dia, Patricia pregou no colete algumas lantejoulas, e em outro dia bordou umas flores coloridas, flores que desciam feito chuva sobre seus peitos, e assim o colete foi por ela alegrado e enfeitado, e seja como for conseguiu acostumar-se a usa-lo sempre, e já não o tirava nem mesmo no palco.
Quando Patricia viajou para fora da Colombia, para atuar em teatros Europeus, ofereceu o colete antibalas a um camponês chamado Julio Cañón.
Julio Cañón, prefeito do povoado de Vista Hermosa, tinha perdido á bala a familia inteira, só como advertência, mas negou-se a usar o colete florido: - Eu não uso coisas de mulheres- disse.
Com uma tesoura, Patricia arrancou os brilhos e as cores, e então o colete foi aceito pelo homem. Naquela mesma noite ele foi crivado de balas. Com colete e tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário