Mais de 30 bandas tocam em Rio Claro, Cordeirópolis e Araraquara
Após dois meses de seleção e mais de 400 bandas inscritas, os jurados do Festival Rock Feminino divulgaram suas notas. Ao todo, serão 33 bandas tocando em quatro dias de muito rock ‘n roll em três cidades do interior: Rio Claro, Cordeirópolis e Araraquara.
Segundo a organização, foram registradas inscrições do Acre ao Rio Grande do Sul, além de países próximos como Argentina e Chile. Coube a nove jurados decidirem quais bandas serão atração no festival que promete agitar o mês de março.
O diferencial das bandas selecionadas para a nona edição do Rock Feminino, além da presença de mulheres em sua formação oficial, é a diversidade de estilos que vai do heavy metal extremo ao pop rock, chegando até a MPB.
Entre mais de 400 inscritas, apenas 30 bandas poderão vociferar acordes no palco do Rock Feminino 2011. Para o dia principal, as selecionadas pelos jurados foram: Anoxika, Hai Kai, Lasívia, Othera e Tipo Uísque. As bandas selecionadas pelo Toque no Brasil são: Oye e Festenkois. E as rio-clarenses: Bloodberry, Sinestesia, Underbombs e Voltare. Além das convidadas: Mallu Magalhães, CW7 e Mellinne.
Para as noites de abertura e fechamento foram escolhidas: Bloody Mary, Curtametragem, Devil’s Trap, Fenícia, Gonna, Ìbis, Iansã, Johnny Sue, Madame Ravel, Mafalda Morfina, Maquiladora, Outakes, Perpetum Mobile, Pressagium, Turne, Unknown e Vernate.
Segundo a organização, o processo de seleção foi muito complicado devido ao alto nível das bandas inscritas. “Estamos muito satisfeitos com o resultado da votação, as bandas são realmente muito boas e com certeza agradarão aos gostos mais exigentes e ao público mais diverso”, ressalta Vivian Guilherme.
Entre as selecionadas estão bandas que seguem a linha heavy metal, pop rock, MPB, hard core, punk rock, rock clássico e indie rock. Segundo o jurado Thales de Menezes, jornalista da Folha de São Paulo, o destaque ficou para as bandas de pop rock cantadas em português.
“O nível das bandas finalistas nesta edição foi muito bom. Considerei três grupos prontos para gravações profissionais, o que não é fácil de aparecer em festivais de artistas emergentes”, destaca, “outros concorrentes precisam de poucas correções de rota para entrar na batalha por espaço na mídia. De modo geral, os representantes do pop rock cantado em português se destacaram mais do que as várias bandas de metal com letras em inglês que entraram na seleção”, observa Thales.
Já para Regis Tadeu, colunista do site Yahoo!, as bandas ainda precisam buscar um caminho próprio e ousar na originalidade. “No geral, as bandas apresentaram trabalhos extremamente derivativos em relação a grupos e artistas mais famosos. Poucos são os destaques em relação aos quesitos ‘melodias’, ‘letras’ e, principalmente, ‘originalidade’”, ressalta.
Para a maioria dos jurados o que chamou a atenção foi a qualidade das gravações, o que mostra um amadurecimento do circuito independente e a busca por profissionalização. “Algo bastante positivo está na qualidade geral das gravações – uma ou outra apareceu com registros toscos e abaixo de uma qualidade razoável”, aponta Regis Tadeu.
De acordo com a organização, a nona edição do evento é um reflexo desse amadurecimento da cena independente. “Estamos nos profissionalizando, buscando incentivar e informar as bandas, por isso queremos investir muito em capacitação musical; as bandas perceberam que o lance é fazer a sua própria carreira, não dá mais pra ficar sonhando com uma gravadora ou produtora que vai fazer a coisa acontecer, com a facilidade da internet é possível fazer muito, com muito pouco”, explica Vivian.
Os shows do Rock Feminino acontecem em quatro dias: dia 19 de março, na Estação Ferroviária em Rio Claro; dia 26 de março, no Lago Azul em Rio Claro; dia 27 de março, na praça central em Cordeirópolis; e dia 03 de abril, no Teatro Wallace em Araraquara.
ATRAÇÃO INTERNACIONAL
A organização informou que na segunda-feira (10) deve confirmar a participação de uma banda internacional, que fechará o grande dia do evento. “Estamos preparando uma surpresa das grandes, os bons fãs de rock feminino com certeza vão se surpreender, o que posso adiantar é que será um show inédito e exclusivo para o Rock Feminino, portanto, quem mora longe pode começar a se programar para vir a Rio Claro”, alerta Vivian Guilherme, uma das organizadoras.
Além de muita música, o Rock Feminino 2011 engloba atividades das mais diversas como teatro, cinema, artes visuais, literatura e capacitação cultural. A programação tem início no dia 12 de março e encerra dia 3 de abril. As inscrições para a Mostra de Audiovisual prosseguem até dia 15/02 e para o Concurso Literário continuam até 5 de março.
O evento é uma realização da Rock Feminino Produções, da Rede Cidade Livre e Grupo Auê de Cultura e Artes, com apoio da Prefeitura Municipal de Rio Claro e Cineclube Crec. O Festival é um projeto realizado com o apoio do Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural – 2010.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS BANDAS NO EVENTO:
IX Festival Rock Feminino, dia 19/03, às 12 horas, na antiga Estação Ferroviária de Rio Claro (SP), com as bandas: Mallu Magalhães, CW7, Othera, Festenkois, Oye, Tipo Uísque, Anoxika, Hai Kai, Lasívia, Mellinne, Bloodberry, Underbombs, Voltare e Sinestesia. Entrada 1 litro de leite longa vida.
Grito Rock Rio Claro, dia 26/03, às 13 horas, no Galpão do Lago Azul, em Rio Claro (SP), com as bandas: Mafalda Morfina, Vernate, Iansã, Perpetum Mobile e Outakes. Entrada 1 brinquedo.
Rock Feminino Cordeirópolis, dia 27/03, às 15 horas, na Praça da Matriz – Centro, com as bandas: Ìbis, Turne, Bloody Mary, Maquiladora, Fenícia e Drenna. Entrada 1 quilo de alimento não perecível.
Rock Feminino em Araraquara, dia 02/04, às 15h30, no Teatro “Wallace Leal Valentin Rodrigues”, com as bandas: Devil’s Trap, Unknown, Gonna, Sinestesia, Curtametragem, Johnny Sue e Madame Ravel. Entrada 1 litro de leite longa vida.
Assessoria de imprensa:
GRUPO AUÊ – Cultura e Artes
A/C: Favari Filho
(19) 9151-2554
Site: www.grupoaue.wordpress.com
Email: favari.filho@yahoo.com.br
MSN: favari.filho@hotmail.com
O fim do Par Perfeito
Há uma semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário