Seguidores

Arquivo do blog

sábado, 29 de agosto de 2009

DICA DE FILMES

"Feira de Filmes é uma loja de DVDs voltados para as lutas populares e sociais. A loja tem um acervo enorme de filmes alternativos, independentes e de temáticas de esquerda e revolucionária. Quem quiser adquirir, o endereço eletrônico é: feiradefilmes@gmail.com ou pelo telefone:11-6621-5033. Vou publicar aqui sinopse de dois DVDs por dia, mas a lista completa é só pedir que a loja envia".
"Memórias do Saque" de Fernando Sollanas
Um registro da histórica revolta dos argentinos em 2001. O filme faz a genealogia da pior crise da história argentina e aponta os principais responsáveis por essa situação dramática. Em dezembro de 2001, os argentinos saíram às ruas para protestar contra o governo de Fernando de la Rúa, já que a maior parte da população se encontrava em situação de penúria. Nas manifestações, que foram reprimidas pelas forças policiais, 34 pessoas morreram e o presidente De la Rúa acabou renunciando. As altas dívidas, o ultraliberalismo, a corrupção e as privatizações foram resultado de uma política de terra arrasada empregada pelo presidente, com a ajuda de empresas multinacionais e a cumplicidade de organizações internacionais, como o Banco Mundial e o FMI.
"México Rebelde"
Este documentário vai ao interior do estado de Chiapas, no México, para detalhar e denunciar a situação de penúria, abandono e violência contra as comunidades indígenas e pobres, que começaram á se levantarem através do EZLN (Exército Zapatista de Libertação Nacional). Além da extrema pobreza, o povo mexicano das áreas como Chipas, ainda enfrenta a repressão sangrenta dos paramilitares que não exitam em assassinar idosos, mulhreres e crianças. Mas, os zapatistas lutam contra essa opressão, liderados pelo auto-intitulado SubComandante Marcos e organizados em municípios “autônomos” e de “bom-governo”. Lutam pela terra, pelo reconhecimento da diversidade das culturas indígenas e contra sua discriminação, além de fazerem parte do denominado “povo de Porto Alegre” (em alusão ao Fórum Social Mundial de 2002) e por seus princípios universalistas. Muitos jovens do mundo todo vão até Chiapas prestar apoio aos zapatistas, e estes não deixam de lado uma nova ferramenta de luta: a internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário